A INSTITUIÇÃO

APRESENTAÇÃO

A FACULDADE MONTES BELOS coloca à disposição do seu corpo docente, discente, administrativo e comunidade em geral, uma biblioteca organizada segundo os princípios da biblioteconomia, totalmente informatizada e com um rico acervo constituído de livros, periódicos, fitas de vídeo, CDROMs, jornais, DVDs, etc.

A Biblioteca Central tem como missão primordial fornecer a comunidade acadêmica apoio bibliográfico e suporte informacional nos diversos formatos atendendo ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como ao público geral, através da organização, preservação e disseminação da informação técnico-científica.

.A Biblioteca Central possui um acervo de 50.000 exemplares aproximadamente, distribuídos em várias áreas do conhecimento humano.

SERVIÇOS OFERECIDOS

CONSULTA NO BANCO DE DADOS: Todos os títulos são cadastrados em um banco de dados que é disponibilizado aos usuários em terminais de consulta na biblioteca e pela Internet.

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR: Retirada de material bibliográfico da biblioteca, desde que o usuário seja cadastrado na Biblioteca e mediante apresentação da carteira de usuário.

O empréstimo de materiais (exceto coleções, obras raras, periódicos, Cdroms e fitas de vídeo, dicionários), é exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a Faculdade de acordo com sua categoria conforme segue:

LIVROS:

Categoria de Usuário

Qtd. de Publicações

Tempo de Empréstimo

Alunos

03

05 dias

Professores

10

20 dias

Funcionários

02

05 dias

 

OBS: O atraso na devolução dos materiais emprestados implicará na cobrança de multa por obras e por dias de atraso.

O empréstimo poderá ser renovado uma vez, caso não exista reserva para a obra.

CONSULTA LOCAL: O usuário poderá fazer consultas em todo o acervo da biblioteca, e a comunidade universitária tem também à disposição vários computadores, todos com acesso à Internet, obedecendo a regras internas.

IMPRESSÃO DE TRABALHOS: O usuário tem a sua disposição na biblioteca, impressora para impressão de trabalhos.

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: Esse programa é oferecido através do Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, coordenado pelo IBICT, permite aos usuários solicitar e receber cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos (revistas, jornais, boletins, etc.), teses e anais de congressos existentes nas melhores bibliotecas do país. O custo deste serviço para o usuário é de R$ 2,20 para cada 5 páginas. Este custo é repassado ao IBICT, que é o órgão mantenedor do serviço, portanto o usuário deverá entrar em contato com a biblioteca para solicitação do material e verificação do total dos custos do(s) artigo(s) solicitado(s).

ORIENTAÇÃO QUANTO À NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: Este serviço é realizado e consiste no auxílio da elaboração de referências bibliográficas para trabalhos científicos de acordo com as Normas da ABNT.

SERVIÇO DE REFERÊNCIA: Serviço de assistência aos usuários na busca de informações e na utilização de recursos da biblioteca.

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: Destinado a membros da comunidade acadêmica da Faculdade, esse serviço consiste, basicamente, no levantamento da bibliografia sobre um determinado assunto ou autor, segundo as especificações definidas pelo próprio solicitante: tipo de material, palavras-chaves.

PROGRAMA NVDA : Oferece sala de estudos que inclui 01 (um) computador com software específico (programa NVDA – acesso não visual) para portadores de deficiência visual.

EQUIPE:

Bibliotecária: 
Elce Lamounier – CRB1 1583 – biblioteca@fmb.edu.br

Equipe de apoio:

Bruna Santos Lima

Nathalia Vieira da Silva

Stela Silva Borges

INFORMAÇÕES GERAIS: 

Horário de funcionamento:

Campus FMB

 Segunda à sexta-feira
         – Das 7:30hs às 22hs

         Sábados
        – Das 7:30hs às 17hs

Endereço:
Av. Hermógenes Coelho, 340 – Setor Universitário
Telefone: (64) 3671-2814 
São Luís de Montes Belos – GO – 76.100-000

Surgimento
Como todo bom empreendimento, a Faculdade Montes Belos surgiu de uma ideia. Mas não uma mera ideia, sim uma ideia conjunta, elaborada por um grupo de profissionais que pretendiam criar uma instituição que atendesse as necessidades de uma cidade, para que seus moradores não se deslocassem para adquirir conhecimento.
Mas como toda boa ideia, ela se ampliou, e hoje a FMB é a Faculdade que mais cresce no Estado, atendendo diversas cidades com um ensino superior de qualidade sendo um exemplo nacional no meio educacional.

O nascimento foi em 2002 com a criação da mantenedora Associação de Educação e Cultura Centro Oeste Ltda. A partir daí, a FMB já tinha um subsídio forte para iniciar sua caminhada ao desenvolvimento, caminhada essa que até hoje, não se permitiu parar.

Com o amadurecimento dessa ideia, a Faculdade Montes Belos cristalizou seu real compromisso com seus alunos, empenhando-se em produzir um ensino desenvolvido e de Qualidade, superando expectativas com uma grande demanda educacional, qualificando pessoas das diversas cidades da região.

A Instituição
É uma instituição voltada para a formação educacional superior, trabalhando com excelência e força no meio acadêmico. Atua no segmento de educação e possui compromisso com o desenvolvimento regional e social, trabalhando com excelência a educação.
É uma instituição voltada para evolução, está em constante atualização, e é uma faculdade do futuro.

Estrutura

Contando com professores experientes, especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, a FMB possui uma infra-estrutura adequada com salas climatizadas, laboratórios específicos e um auditório para 500 expectadores. Completando sua estrutura, a faculdade possui uma biblioteca informatizada com cerca de 15.000 volumes, além de um ensino voltado para a interação entre teoria e prática, mesclando todas as vertentes de ensino em matéria-prima para o mercado de trabalho.

A Instituição oferece bolsas de estudo e ônibus para atender a estudantes de outras cidades, através de parcerias com Empresas, Prefeituras e Sindicatos.

Documentos

Portaria n° 109 de 16 de janeiro de 2019, publicado no DOU de 19 de janeiro de 2019.